Conheça os ingredientes mágicos do Marketing

Jerome McCarthy no ano de 1960 colocou em síntese os ingredientes de marketing. Os 4″P”s do Composto de Marketing, definindo-os de forma mais clara e detalhada. Essa definição foi aceita e detalhada por Philip Kotler no decorrer dos próximos anos e até hoje.
Veja na imagem abaixo os 4Ps inseridos em um mesmo ambiente:
Acima percebemos um ambiente comercial(shopping center) e como ele pode influenciar os consumidores na procura do seu produto e serviço, visando criar uma necessidade e desejo de compra.
Conheça agora detalhadamente os 4 pilares do Mix de Marketing( ou Composto de Marketing):
Produto: pode ser tangível(tem existência física para tocar ou pegar)- aquilo que é produzido na indústria e ofertado para o consumidor no mercado. O produto intangível(não tem existência física para tocar ou pegar) podem ser serviços comercializados no mercado ou até mesmo produtos que ficam no ambiente virtual como jogos, programas de computador e bitcoins que são apenas disponibilizados on-line.
A empresa precisa entender as necessidades e desejos de mercado, entregando realmente aquilo que satisfaz o cliente, bem como pensar sempre em novos produtos ou serviços, sobretudo na atualidade cujo mercado é altamente competitivo.
Algumas questões que devemos levantar para o negócio: o que eu quero vender? Qual é a real necessidade do consumidor com o meu produto? Quais são os desafios para a fabricação? Como é feita toda a logística e distribuição de mercado? Quais os tipos de embalagens? Qual logística de distribuição da mercadoria? Qual o nome do produto? Quais atributos e características do produto?
Praça: são os pontos de venda e distribuição do produto e serviço para o cliente. Neste caso, como o cliente chega até você na sua loja físca e on-line. A localização do estabelecimento comercial no espaço físico pode ser diferencial para a venda do produto e/ou serviço porque permite o fácil acesso do consumidor para entrar na sua loja física. No canal on-line você pode acessar o endereço eletrônico e-commerce, por meio do acesso às redes sociais, como os blogs, WhatsApp e Instagram, que podem direcionar você até site da empresa.
Algumas questões que devemos levantar para o negócio: em qual ambiente o seu público costuma procurar pelos seus produtos? O seu público costuma comprar no espaço físico e/ou virtual?
Promoção: São estratégias de comunicação que visam promover e/ou divulgar as suas marcas produtos e soluções que cheguem até o seu público-alvo. Por isso, a promoção não pode ter ideia de liquidação ou desconto que vemos nos estabelecimentos comerciais. Seu objetivo é deixar sua empresa visível no mercado para os olhos do consumidor e que possa criar necessidades e desejos de compra no cliente.
Uma dessas estratégias de promoção consiste em aproveitar o calendário sazonal para anunciar os seus produtos e serviços, visando ampliar as chances de vendas, por meio de datas comemorativas como: dia das mães, páscoa, dia dos namorados, natal e liquidações de fim de ano, oferta especial entre outros.
Algumas questões que devemos levantar para o negócio: qual produto ou serviço deve ser anunciado? Qual a duração da campanha? Qual mensagem colocar no material promocional? O que você pode ofertar? Quais ações devem ser tomadas para promoção? Qual a data comemorativa para aumentar as vendas? Qual são as estratégias de promoção dos seus concorrentes?
Preço: um valor monetário atribuído ao produto ou serviço. Por meio deste item que a empresa pode obter lucro com a mercadoria vendida. Nessa hora que precisamos tomar muito para colocar o preço nas coisas, justamente porque a percepção de valor do produto ou serviço é bem diferente no ponto de vista do consumidor em relação à empresa.
Algumas questões que devemos levantar para o negócio: qual o preço ser cobrado? O preço será diferenciado no espaço físico do espaço on-line? O cliente está disposto a pagar esse valor?
Referência: Livro Marketing Digital de Ivone Ananias dos Santos Rocha, Rodrigo Dupas Vali, Editora Distribuidora Educacional S.A